Mais conhecida como tratamento de canal, a endodontia é a especialidade que trata das lesões ou doenças que acometem o nervo e raiz do dente.
O endodontista avalia os problemas que afetam a parte mais interna do dente, onde estão os nervos e os vasos sanguíneos, e trata o nervo do dente se inflamado ou remoção se morto.
IMPORTÂNCIA DA ENDODONTIA:
Uma pequena dor de dente alerta a necessidade de tratamento, uma cárie grande pode evoluir para o “tratamento de canal”. Dores intensas na região do dente ou no próprio dente é sinal de problemas endodônticos. Tem outras causas possíveis, o dentista pode fazer o atendimento de urgência para eliminar, mas só um endodontista vai diagnosticar e resolver o problema com precisão.
Muitas tecnologias têm colaborado com o tratamento endodônticos, entre estas: materiais e instrumentos rotatórios, localizador apical (favorece a visão do comprimento do canal), microscopia ou microscópio operatório.
MICROSCÓPIO OPERATÓRIO
Na endodontia os procedimentos clínicos dependem da sensibilidade táctil do dentista, porque diagnóstico é realizado sem a visão do interior do “canal”. A radiografia auxilia neste processo e no tratamento, mas é limitada por mostrar apenas duas dimensões de um objeto tridimensional.
O microscópio é um instrumento tecnológico de custo relativamente elevado e exige um período de aprendizagem e adaptação, seu uso tem se difundido gradativamente na endodontia por ampliar a visão do “canal”, proporcionar alta luminosidade, favorecer os procedimentos e, com isso, oferecer melhor qualidade e sucesso aos resultados.