Clareamento dental: Mitos e verdades

Clareamento dental: Mitos e verdades

O clareamento dental é um procedimento estético que tem como objetivo clarear os dentes, removendo manchas e descolorações. Embora seja um procedimento relativamente simples e seguro, muitas pessoas ainda têm dúvidas e preocupações sobre os possíveis efeitos colaterais, especialmente a sensibilidade nos dentes. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre ele e a sensibilidade nos dentes:

O clareamento dental pode deixar os dentes sensíveis?

Verdade. Ele pode deixar os dentes sensíveis temporariamente. Isso ocorre porque o produto usado para clarear os dentes pode penetrar no esmalte dental e irritar a dentina, a camada mais interna do dente. A sensibilidade pode ser mais intensa durante o tratamento, mas geralmente desaparece dentro de alguns dias após o término do procedimento.

Ele pode danificar os dentes?

Mito. Ele não danifica os dentes, desde que seja realizado por um profissional qualificado e seguindo as instruções de uso do produto. O produto usado no clareamento dental é geralmente à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, que não danificam os dentes se usados corretamente.

Ele pode ser feito em qualquer pessoa?

Mito. Nem todas as pessoas são candidatas ao clareamento dental. O clareamento não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes, crianças menores de 16 anos, pessoas com cáries não tratadas, gengivite ou periodontite, restaurações dentárias extensas ou sensibilidade dental grave.

Ele pode ser feito em casa?

Verdade. Existem kits de clareamento dental disponíveis para uso em casa, mas é importante ter cuidado ao usá-los. Os kits de clareamento caseiros podem ser menos eficazes e mais propensos a causar sensibilidade nos dentes, além de não garantirem os mesmos resultados que um tratamento profissional.

O clareamento dental é permanente?

Mito. Ele não é permanente. Os dentes podem voltar a escurecer com o tempo, especialmente se a pessoa não mantiver uma boa higiene bucal ou consumir alimentos e bebidas que mancham os dentes, como café, vinho tinto e refrigerantes.

Ele pode afetar a cor das restaurações dentárias?

Verdade. Ele pode afetar a cor das restaurações dentárias, como as obturações de resina ou as coroas de porcelana. Se a pessoa tem restaurações dentárias visíveis, ela deve consultar o dentista antes de fazer o clareamento dental para avaliar a possibilidade de trocar as restaurações após o tratamento.

Em resumo

O clareamento dental pode deixar os dentes temporariamente sensíveis, mas é um procedimento seguro e eficaz se realizado por um profissional qualificado. Nem todas as pessoas são candidatas e é importante ter cuidado ao usar kits de clareamento caseiros. O clareamento dental não é permanente e pode afetar a cor das restaurações dentárias. Consulte o seu dentista para avaliar se ele é adequado para você e para obter as melhores orientações sobre o cuidado com os seus dentes.

Aqui na Allegra Odontologia você encontra esse serviço.

TATUAPÉ

 Rua Padre Estevão Pernet, 175 Tatuapé – São Paulo / SP CEP: 03315-000
 Tel.: (11) 3562-8744

Dr. Rodolfo Segawa CROSP: 61148 CROSP-CL: 7041

ITAPEVI

 R. Américo Valentim Cristianini, 10 Centro – Itapevi/SP CEP: 06657-030
  Tel.: (11) 4142-8744
Dr. Fábio Segawa CROSP: 68988 CROSP-CL: 6859

Moema

Rua Joaquim de Almeida, 287 – Moema, São Paulo – SP
 Tel.: (11) 3562-8744
Tel.: (11) 96172-4207