Dentes Tortos: Complicações e Tratamentos

Dentes Tortos: Complicações e Tratamentos

Os dentes tortos são um problema comum na população brasileira. Ele pode ser causado por diversos fatores, sendo a falta de espaço na arcada dentária o principal deles. Dessa forma, não é possível acomodar todos os dentes corretamente de maneira natural. 

Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre o assunto e entender:

  • o que são dentes tortos;
  • quais são suas complicações;
  • quais são os tipos de aparelho dental para esses casos;
  • onde tratar dentes tortos em São Paulo.

Aproveite!

O que são dentes tortos?

Os dentes tortos são aqueles que não seguem o alinhamento correto da arcada dentária. Eles podem surgir em qualquer lugar da boca, desde os dentes da frente, chamados de incisivos e caninos, até os molares e pré-molares, localizados mais para o fundo da boca.

Além disso, eles podem apresentar giros, nascer no lugar de outros dentes, atrás ou à frente deles ou, ainda, apresentar qualquer outro atributo que o caracterize como desalinhado.

Geralmente, os desalinhamentos dentários começam a aparecer na infância.

Quais são as causas dos dentes tortos? 

Como dito anteriormente, a falta de espaço na arcada dentária é a causa mais comum dos dentes tortos. No entanto, o quadro também pode ser causado por:

  • uso prolongado de chupetas ou mamadeiras;
  • hábito de chupar o dedo;
  • quadros de bruxismo;
  • ter mais dentes do que o esperado;
  • perda de dentes;
  • ocorrência de traumas ou acidentes que impactem a posição dos dentes;
  • crescimento dos dentes do siso.

É importante ressaltar que, independentemente da causa, é recomendado buscar o tratamento adequado para os diferentes casos de dentes desalinhados a fim de prevenir suas complicações.

Leia também: Dentes do siso. Arrancar ou não? Descubra!

Quais são as complicações dos dentes desalinhados?

Além do impacto estético, os dentes desalinhados podem causar várias complicações para a saúde bucal e orgânica. Sendo assim, suas complicações são:

  • desequilíbrio da saúde bucal;
  • desequilíbrio da saúde orgânica, com aumento do risco de desenvolver cáries;
  • redução da qualidade de vida;
  • mau hálito;
  • dificuldade da higiene bucal;
  • dores de cabeça;
  • tensão muscular em regiões como nuca e ombros;
  • queda da autoestima;
  • afetação da mastigação em casos de mordida cruzada;
  • complicações relacionadas à digestão;
  • surgimento de machucados e feridas nas gengivas;
  • possibilidade de desencadear problemas respiratórios;
  • aumento da ocorrência de incômodos na coluna vertebral.

Quais são as opções de aparelho para dentes tortos?

Confira a seguir três opções de aparelho de correção ortodôntica para solucionar a questão dos dentes desalinhados:

Aparelhos fixos 

O aparelho fixo é um modelo mais comum, indicado para a maioria dos pacientes com dentes desalinhados. Ele atua por meio da estimulação dos dentes, que passam a assumir uma posição mais ordenada até que sejam completamente realinhados. Podem ser utilizados o aparelho metálico convencional e o aparelho fixo autoligado.

A principal diferença entre os dois modelos é a forma de sustentação do fio: enquanto no aparelho convencional o fio é preso aos braquetes por meio de borrachinhas, no autoligado eles apresentam um mecanismo de fechamento próprio, garantindo maior discrição.

Aparelhos estéticos 

Os aparelhos ortodônticos estéticos são uma alternativa aos metálicos tradicionais, pois são mais discretos e se misturam à cor dos dentes. Atualmente, existem duas opções mais populares: o aparelho de porcelana e o de safira.

Enquanto ambos têm uma aparência mais natural do que os aparelhos convencionais e são indicados para quem busca um aspecto mais discreto durante o tratamento ortodôntico, existe uma diferença entre eles: a cor.

Os elementos de porcelana são consideravelmente mais opacos. Já os de safira apresentam um visual mais translúcido, o que faz com que se adequem às diversas cores de dentes. Uma outra diferença é o tamanho dos braquetes, já que os dos aparelhos de safira são menores do que os de porcelana, o que os torna mais discretos.

Sendo assim, o aparelho de safira é mais resistente e discreto e, por isso, tem substituído de maneira eficiente o de porcelana.

Leia também: Aparelho Ortodôntico. Quais os tipos e qual devo usar?

Alinhador transparente Invisalign

Invisalign é uma verdadeira revolução dos aparelhos na área da ortodontia. Afinal, ele permite a construção de um plano de tratamento completo e a observação do resultado em imagens 3D.

Além disso, esses são alinhadores removíveis e personalizados, e contam com opções nacionais ou importadas. Sua espessura fina o torna praticamente invisível enquanto garante sua eficácia na organização gradual da posição correta dos dentes durante o período de tratamento.

Leia também: Alinhadores Invisíveis: Quais Os Melhores Tipos?

Onde tratar dentes tortos em São Paulo?

É extremamente importante escolher um profissional qualificado e experiente ao buscar por qualquer tipo de procedimento dentário, incluindo o tratamento para dentes desalinhados ou tortos.

Observar algumas características é uma maneira de assegurar um bom atendimento: a higiene e a infraestrutura da clínica odontológica, a qualificação dos profissionais, incluindo seus registros no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e suas experiências.

A Allegra Odontologia oferece esse tipo de serviço e muitos outros tratamentos em três unidades em São Paulo: Itapevi, Itaim Bibi e Tatuapé. 

Agende agora mesmo sua consulta !

https://www.google.com/maps/d/u/0/embed?mid=1bmBRjquRoePoUWWyBD_EiJlWHhuRbXY&ehbc=2E312F

 

 

TATUAPÉ

 Rua Padre Estevão Pernet, 175 Tatuapé – São Paulo / SP CEP: 03315-000
 Tel.: (11) 3562-8744

Dr. Rodolfo Segawa CROSP: 61148 CROSP-CL: 7041

ITAPEVI

 R. Américo Valentim Cristianini, 10 Centro – Itapevi/SP CEP: 06657-030
  Tel.: (11) 4142-8744
Dr. Fábio Segawa CROSP: 68988 CROSP-CL: 6859

Moema

Rua Joaquim de Almeida, 287 – Moema, São Paulo – SP
 Tel.: (11) 3562-8744
Tel.: (11) 96172-4207