Implantes dentários em SP passo a passo
Uma pessoa pode perder o dente por diversos motivos, incluindo acidentes, infecções, perda óssea e fraturas. A falta de um ou mais dentes provoca insegurança, baixa autoestima, dificuldades na fala e na mastigação. Mas a boa notícia é que esse problema tem solução. A Allegra Odontologia tem restaurado muitos sorrisos com a reabilitação oral com implantes dentários e prõtese em SP.
Qual é o passo a passo do implante dentário?
1. Avalição do Especialista e Pedido de Exames
A primeira etapa é realizar uma consulta com um de nossos especialistas em implante dentário. Faz parte de nosso protocolo ouvir o paciente para entender quais são as necessidades e os desejos do paciente. Após a conversa inicial, o especialista faz um exame clinico onde será observado o local ou os locais onde serão colocados o implante ou os implantes.
Visto que a colocação do implante é a melhor solução para o paciente o profissional irá requisitar dois exames radiológicos: raio x panorâmico e tomografia computadorizada.
2. Plano de Tratamento
Apenas a consulta não é suficiente para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para a colocação dos implantes. Por isso, o passo a passo do implante dentário inclui a realização de exames, como raio-X panorâmico e tomografia, para detectar se há estrutura óssea na área do dente perdido, o que vai determinar a necessidade ou não de fazer enxerto ósseo.
Os pacientes da Allegra podem fazer a radiografia peirapical digital em todas as unidades e a radiografia panorâmica na unidade Tatuapé, que confere conforto e qualidade para a análise clínica dos nossos casos.
3. Cirurgia do implante
Apõs a anestesia local (para que a pessoa não sinta nenhuma dor durante o procedimento), inicia-se a cirurgia, com um pequeno corte na gengiva, faz-se as perfurações e coloca-se o pino do implante na cavidade. Após instalar, o implante fica totalmente “encaixado” na gengiva, ocupando o espaço da raiz do dente. Na Allegra Odontologia a cirugia é rápida, indolor e o pós operatório excelente graças a tecnologia dos implantes utilizados, a técnica diferenciada utilizada por nossos especialistas e ao laser de Erbium Yag, que acelera a cicatrização da cirurgia.
Enxerto Ósseo – se necessário
Como explicamos anteriormente, os exames de imagem vão mostrar se há estrutura óssea suficiente para seguir com o implante dentário ou se o profissional deve realizar um enxerto ósseo antes, para sustentar o implante no lugar.
Quando a segunda opção é a verdadeira, o paciente passa por um dentista cirurgião, que retira uma parte do osso de outro local (como a mandíbula, por exemplo) e insere na região onde há falta de dentes. Outra opção é colocar enxerto ósseo de osso sintético ou humano (tratado e vendido pelo HC)
Depois, o enxerto ósseo leva seis meses para se fixar na boca. Solicitamos outra tomografia para se ter certeza que se tem osso suficiente para próxima etapa da cirurgia de implante dentário.
4. Prótese
Confecção da prótese. Se for protocolo dentário, podemos fazer a prótese em 12 h, no próprio dia da cirurgia do implante (carga imediata). Se for
Após a conclusão do tratamento, é primordial manter os cuidados de higiene, como escovação, fio dental e enxágue bucal. O paciente também deve retornar ao dentista de três em três meses ou semestralmente para avaliar se o implante está adequado.
É importante lembrar que, mesmo não sendo um dente natural, os cuidados de higiene continuam necessários para manter a saúde bucal e evitar novas perdas dentárias. Por isso, o pós-tratamento também faz parte do passo a passo do implante dentário.
Quais são as peças do implante dentário e os materiais mais utilizados?
Além de conferir o passo a passo do implante dentário, é bom saber quais materiais compõem essa peça, não é mesmo?
O implante dentário é formado por um pino de metal e um componente protético de porcelana, semelhante à coroa do dente. Enquanto o pino fica na parte de dentro da gengiva e, portanto, invisível aos nossos olhos, a parte de cima é aparente, e por isso tem cor, textura e transparência similares ao dente natural que é a famosa prótese sobre implante.
O material mais utilizado para a confecção de pinos de implante dentário é o titânio, conhecido por sua durabilidade e biocompatibilidade. No entanto, ele tem uma coloração forte que pode deixar a gengiva cinza e causar desconforto estético nos pacientes, principalmente quando o implante é realizado na parte da frente da boca (dentes anteriores).
Uma alternativa ao titânio é a zircônia, uma cerâmica de cor branca e translúcida, perfeita para substituição de dentes danificados. Por ser um material de alto padrão, nem todas as clínicas oferecem esse produto. Mas aqui na Allegra você tem acesso a esse implante também!
As marcas mais famosas de implantes sao Straumann e Neodent.
A importância de escolher um dentista de confiança
Como você pôde ver, o passo a passo do implante dentário é bem minucioso. O procedimento de instalação também é bem delicado e exige um dentista qualificado e com experiência.
Na hora de escolher o profissional e a clínica odontológica responsáveis pelo seu tratamento, leve em conta esses fatores:
- higiene da unidade;
- infraestrutura do local;
- possibilidade de fazer exames na mesma clínica;
- qualidade e tecnologia dos equipamentos;
- atendimento humanizado;
- profissionais qualificados, registrados no CRO e com experiência;
- depoimentos de pacientes.
Você encontra tudo isso na Allegra Odontologia. Que tal começar o passo a passo de implante dentário? Marque sua avaliação e volte a sorrir! Temos unidades em Itapevi e Tatuapé. Venha conhecer a nossa clínica odontológica com a melhor implantodontista de SP.