Tratamento de canal: Mitos x verdades
O tratamento de canal é um procedimento odontológico comum, mas que ainda causa muitas dúvidas e receios nas pessoas. Existem muitos mitos e verdades sobre o tratamento de canal que podem confundir os pacientes. Confira abaixo alguns desses mitos e verdades:
- Mito: O tratamento de canal é muito doloroso e a pessoa fica com muita dor de dente.
Verdade: O tratamento de canal é realizado com anestesia local, o que significa que o paciente não deve sentir dor de dente durante o procedimento. No entanto, é comum sentir um desconforto leve após o tratamento, que pode ser controlado com analgésicos. - Mito: O tratamento de canal mata o dente. Verdade: O tratamento de canal não mata o dente. Na verdade, ele é uma forma de salvar o dente que está infectado ou inflamado. Durante o tratamento endodôntico, o endodontista remove a polpa do dente, que é a parte interna que contém nervos e vasos sanguíneos, e substitui por um material obturador.
- Mito: O tratamento de canal é caro. Verdade: O custo do tratamento de canal pode variar de acordo com a complexidade do caso e da região onde é realizado. No entanto, é importante lembrar que o tratamento de canal é uma forma de salvar o dente e evitar problemas mais graves, como a extração dentária e a perda óssea.
- Mito: O tratamento de canal é demorado. Verdade: O tempo necessário para realizar o tratamento de canal pode variar de acordo com a complexidade do caso. No entanto, em geral, o tratamento endodôntico pode ser realizado em uma ou duas sessões, dependendo da necessidade do paciente.
- Mito: O tratamento de canal não é eficaz. Verdade: O tratamento de canal é uma forma eficaz de salvar o dente infectado ou dente inflamado. Se realizado de forma adequada, ele pode evitar a extração dentária e a perda óssea.
- Mito: O tratamento de canal causa problemas de saúde. Verdade: Não há evidências científicas que relacionam o tratamento de canal a problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer ou artrite. Na verdade, o tratamento de canal pode evitar a propagação da infecção para outras regiões do corpo e melhorar a saúde bucal em geral.
Importante lembrar
Cada caso é único e deve ser avaliado por um endodontista especializado em tratamento de canal. Não acredite em mitos e busque informações confiáveis para tomar a melhor decisão sobre a sua saúde bucal. O tratamento de canal pode ser uma forma eficaz de salvar o dente e evitar problemas mais graves.
Aqui na Allegra Odontologia voce realiza a avaliação com nosso Dr. Rodolfo Segawa crosp 68.988.
Gostou do nosso texto sobre a endodontia em SP ?