Lente de contato dental e faceta: qual a diferença?

Lente de contato dental e faceta: qual a diferença?

Lente de contato dental e faceta: qual a diferença?

A lente de contato dental e faceta não são sinônimos como a grande maioria pensa. No entanto, podemos considerar que a lente é uma espécie de faceta, porém com objetivo diferente.

Como saber o que é ideal para o seu caso? Será que o próprio paciente escolhe? Como funciona?

Com tantas nomenclaturas e informações, os pacientes ficam confusos. Então, separamos um conteúdo exclusivo para esclarecer as diferenças.

No final desta leitura você já terá bagagem para chegar na consulta mais ciente das possibilidades. Vamos lá?

Lente de contato dental e faceta. Descubra as diferenças!

A lente de contato dental e faceta se difere entre si por alguns detalhes. A primeira delas, temos uma espessura mais fina. Já a segunda, mais grossa. No entanto, essas medidas têm uma razão específica. Mais adiante, vamos comentar o motivo!

Facetas

A faceta é uma opção para quem precisa tratar correções maiores. Por exemplo, dentes quebrados ou muito desgastados, espaçamentos grandes demais etc. Com isso, o procedimento também costuma ser um pouco mais agressivo.

Entretanto, nada que possa causar dor intensa. Mesmo porque, o dentista aplica uma anestesia local se houver necessidade. Visto que, em casos onde o procedimento de desgaste da estrutura chega a um 1 milímetro, a sensibilidade é maior.

Lentes de contato dental

A lente de contato dental é uma lâmina ultrafina. Contudo, o foco dela é cobrir pequenas falhas que não exigem outros tratamentos. Então, ao invés de colocar aparelho ortodôntico ou fazer clareamento dental, a lente é um excelente substituto! Mas somente em casos sutis onde as falhas são mínimas.

No caso de arcadas muito tortas ou dentes com manchas fortes demais, requer tratamento convencional. Isto é, não há substituição para essas situações.

Lente de contato dental e facetas

A lente de contato dental e faceta também se difere no tipo de material. Ambos possuem opções variadas que impactam diretamente nos resultados. No entanto, como saber qual é o melhor?

Na hora de escolher entre lente de contato dental e faceta é o especialista que define. Pois ele tem todo arsenal de conhecimento e experiência. Além disso, tratamentos estéticos com base em lentes e facetas são personalizadas.

Em outras palavras, é praticamente artesanal. De tal modo que ao moldar para a sua arcada não serve para outra pessoa. Podemos fazer uma analogia com aparelhos ortodônticos. Quando um paciente quer colocar aparelho, passa por uma série de etapas.

Com base nisso, conseguem planejar o tratamento do paciente. Durante as visitas quinzenais ou mensais, o ortodontista modifica o aparelho. Então, à medida que os dentes se movimentam é preciso novos ajustes. Sem dúvida é só para você e mais ninguém!

Hoje, com o avanço da tecnologia já existem aparelhos sem uso de braquetes. De qualquer forma é uma tarefa personalizada. No caso de lentes e facetas também, mas com propostas distintas.

Quer saber mais sobre lente de contato dental e faceta? Visite nosso blog e receba conteúdos novos continuamente!

TATUAPÉ

 Rua Padre Estevão Pernet, 175 Tatuapé – São Paulo / SP CEP: 03315-000
 Tel.: (11) 3562-8744

Dr. Rodolfo Segawa CROSP: 61148 CROSP-CL: 7041

ITAPEVI

 R. Américo Valentim Cristianini, 10 Centro – Itapevi/SP CEP: 06657-030
  Tel.: (11) 4142-8744
Dr. Fábio Segawa CROSP: 68988 CROSP-CL: 6859

Moema

Rua Joaquim de Almeida, 287 – Moema, São Paulo – SP
 Tel.: (11) 3562-8744
Tel.: (11) 96172-4207