Dia Nacional da Saúde Bucal: previna-se do câncer bucal

Dia Nacional da Saúde Bucal: previna-se do câncer bucal

 

Estimam-se mais de 15 mil novos casos de câncer bucal no Brasil, de acordo com os dados do Inca

Dia nacional da saúde bucal.

Mais de 15 mil pessoas tiveram câncer de boca no ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Desses, quase 11 mil são homens e 6,1 mil do número total são fatais. Os dados do Inca mostram uma preocupação constante dos dentistas neste mês em que é celebrado o Maio Vermelho, um mês de conscientizar os pacientes de que a prevenção e boa higienização são os melhores métodos para fugir da doença.

“Uma boa higienização bucal é um dos fatores preventivos, além da boa alimentação e de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo. Como qualquer outra doença, quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento, maiores as chances de recuperação. Principais fatores de risco

  • Tabagismo
  • Alto consumo de bebidas alcoólicas
  • Excesso de gordura corporal

“Questões genéticas também podem influenciar no aparecimento do câncer bucal, por isso, ninguém está ileso, infelizmente”, complementa o dentista.

Sintomas mais frequentes

  • Aparecimento de feridas difíceis de cicatrizar;
  • Sangramentos na boca frequentes;
  • Manchas, nódulos ou rouquidão persistente;
  • Dificuldade para mastigação, fala ou movimentação da língua;
  • Mudança na coloração da boca.

A visita periódica ao dentista costuma evitar o desenvolvimento do câncer de boca, pois o próprio profissional é capaz de identificar alguns indicativos da enfermidade.

“Na visita, o profissional é capaz de identificar problemas relacionados à limpeza dos dentes e também avaliar outros sinais, como os apresentados pelo câncer. Por isso, embora se fale em consultas semestrais, a periodicidade pode variar conforme o quadro clínico de cada paciente”, explica Nacarato, profissional que já tem em seu currículo o diagnóstico de doenças bucais e encaminhamento para outros especialistas.

Câncer labial

Quando se fala em câncer relacionado à boca, a primeira coisa que vem à mente é o câncer bucal. No entanto, outro tipo da doença também pode ser diagnosticada por um dentista – com elevada incidência de cura, especialmente na fase inicial – o câncer labial.

Os principais sintomas avaliados pelo profissional são áreas elevadas no lábio; pontos vermelhos ou avermelhados; lesão com bordas duras; áreas esbranquiçadas.

Ao contrário de outros tipos da doença e de acordo com os dados do Inca, os homens são mais afetados do que as mulheres. Uma das explicações possíveis está relacionada à procura pelo dentista como prevenção, além do uso de protetores labiais ou batons com algum tipo de proteção, hábitos mais comuns no universo feminino.

Prevenção

  • Evite se expor ao sol com muita frequência, sobretudo em horários de maior incidência do sol;
  • Quando estiver em contato com o sol, procure usar chapéus ou bonés;
  • Procure usar proteção para os lábios com frequência: homens podem aplicar os protetores incolores;
  • Não fique mexendo nos lábios em caso de feridas e nem retire as cascas, se houver machucados.

Tratamento

Quando antes for feito o diagnóstico, mais simples e menos invasivo será o tratamento, que precisa ser avaliado caso a caso, conforme o paciente e os sintomas percebidos. Em geral, há necessidade de realizar uma cirurgia, seguido pelo tratamento de radioterapia ou quimioterapia.

Um dos equipamentos muito utilizados nos consultórios odontológicos para tratar os sintomas do câncer é a laserterapia, que pode ser de alta ou baixa potência. A laserterapia pode ser aplicada no tratamento e na prevenção da mucosite oral uma inflamação na mucosa causada pelos efeitos da quimioterapia ou radioterapia, reduzindo a intensidade da infecção e acelerando a cicatrização

Qualidade de vida e autoestima

O Maio Vermelho existe para tentar conscientizar e proporcionar saúde, qualidade de vida e autoestima para os pacientes. E para bater na tecla: a prevenção é o melhor remédio em relação à saúde!

Consultar um dentista duas vezes por ano é fundamental para acompanhar a sua saúde bucal. Mas, se você não estiver satisfeito com o seu sorriso por algum motivo, não deixe de procurar um profissional para uma avaliação.

Quer agendar uma consulta na Allegra Odontologia e prevenir sua saúde de um câncer? Aproveite o mês do dia nacional da Saúde Bucal.

Mapa do Site

Alguns artigos

TATUAPÉ

 Rua Padre Estevão Pernet, 175 Tatuapé – São Paulo / SP CEP: 03315-000
 Tel.: (11) 3562-8744

Dr. Rodolfo Segawa CROSP: 61148 CROSP-CL: 7041

ITAPEVI

 R. Américo Valentim Cristianini, 10 Centro – Itapevi/SP CEP: 06657-030
  Tel.: (11) 4142-8744
Dr. Fábio Segawa CROSP: 68988 CROSP-CL: 6859

Moema

Rua Joaquim de Almeida, 287 – Moema, São Paulo – SP
 Tel.: (11) 3562-8744
Tel.: (11) 96172-4207