Dicas de saúde bucal para o Natal

Dicas de saúde bucal para o Natal. O período festivo é uma chance para muitos relaxarem em suas escolhas alimentares, o que é compreensível, mas também pode afetar significativamente a saúde bucal dos dentes e gengivas.

Então, como você pode manter uma boa higiene bucal e aproveitar os alimentos que ama durante as férias de Natal? Pedimos à nossa equipe de Higienistas Dentários especializados que fornecessem suas principais dicas para ajudar a proteger seus dentes e gengivas.

Conselhos gerais de higiene dental

Em primeiro lugar, é fundamental que você entenda como melhorar e manter dentes e gengivas saudáveis ​​independente do período de férias. Aqui estão as 3 principais perguntas que nossa equipe recebe sobre saúde bucal, com suas respostas.

Devo passar fio dental todos os dias?

A escovação dos dentes por si só não é capaz de remover todas as bactérias e restos de comida em sua boca, e é por isso que ferramentas adicionais, como escovas interdentais, superfloss e fio dental regular são necessárias para uma ótima saúde bucal.

“Limpar entre os dentes uma vez ao dia reduz o acúmulo de placa e remove quaisquer restos de comida, reduzindo o risco de gengivite e cáries dentárias.

Passar fio dental entre os dentes uma vez ao dia pode melhorar sua saúde bucal e deixá-lo com um hálito mais fresco.”

Discuta com seu dentista quais auxiliares interdentais são os melhores para suas necessidades, em sua próxima visita.

Com que frequência devo escovar os dentes?

Escovar duas vezes por dia é vital para impedir o acúmulo de germes e placas. Recomendamos escovar pela manhã após o café da manhã e à noite após o jantar. Você deve sempre usar um creme dental com flúor para fazer isso.

Com que frequência devo fazer um check-up odontológico para manter minha saúde bucal?

Visitar seu dentista a cada 6 meses permitirá uma verificação completa de áreas problemáticas, como cáries e doenças gengivais. Para alguns pacientes, uma consulta anual é suficiente, dependendo da condição de sua saúde bucal e de fatores de estilo de vida. Além disso, consultar um dentista duas vezes por ano garantirá que seus dentes e gengivas sejam mantidos nas melhores condições. Seus dentes terão uma limpeza e polimento profissional, e o cálculo pode ser removido quando necessário. Marque uma consulta de higiene dental clicando aqui.

Como cuidar dos dentes durante o Natal para uma melhor higiene bucal.

Tomar cuidado extra com o que você come e bebe ajudará a manter os dentes e as gengivas limpos e reduzirá a chance de manchas nos dentes ou mau hálito. Além de estar atento ao que está comendo, você também deve considerar quando está comendo alimentos açucarados, para reduzir a acidez na boca. Aqui estão algumas dicas importantes de nossa equipe de higienistas:

Consumir alimentos e bebidas açucarados durante as refeições

O açúcar em nossa dieta leva ao acúmulo de bactérias na boca, o que, por sua vez, cria um ambiente ácido. Isso é o que causa a cárie dentária. Para neutralizar o ácido, é melhor ingerir alimentos e bebidas açucaradas nas refeições, onde há mais saliva para neutralizar o efeito nocivo do ácido. Níveis mais altos de saliva também ajudam a remover as partículas de comida dos dentes e ao redor da linha da gengiva.

Reduza a ingestão de doces duros ou cozidos

Existem duas razões pelas quais você deve ter cuidado com esse tipo específico de confeitaria. Em primeiro lugar, você corre o risco de lascar os dentes na superfície dura, o que pode enfraquecê-los e prejudicar a estética. Em segundo lugar, se você optar por chupar esses doces duros, aumentará significativamente o tempo em que o açúcar está presente na boca, o que aumenta ainda mais a chance de acúmulo de bactérias. Para piorar, se um dente lascar, é mais provável que a placa atinja as terminações nervosas dentro dele, o que pode causar dor e desconforto.

Alimentos açucarados pegajosos aderem facilmente aos dentes e gengivas e às vezes são muito difíceis de remover. O açúcar alimentará as bactérias na boca, o que aumenta ainda mais o risco de cárie dentária.

Reduza os doces em sua dieta

Quando você tem saliva ácida, ela pode corroer o esmalte e causar sensibilidade dentária, descoloração, mau hálito e cárie dentária. Aromas ácidos dentro desses produtos contêm grandes quantidades de ácido. Como mencionado anteriormente, uma boca e saliva ácidas podem causar sensibilidade dentária, descoloração, mau hálito e cárie dentária, além de corroer o esmalte.

Esteja consciente do consumo de álcool e uso de tabaco

Pode haver um risco maior de câncer bucal quando o álcool é consumido regularmente, e esse risco só aumenta com o consumo de tabaco. Acredita-se que os carcinógenos bucais possam permear o tecido bucal mais facilmente devido à desidratação das paredes celulares pelo álcool. Também pode levar a doenças gengivais que podem resultar na perda do dente. Optar por bebidas sem álcool é uma boa opção, caso contrário, considere diminuir a ingestão de álcool. Para reduzir a coloração dos dentes, tente ficar longe de bebidas escuras, como vinho tinto ou uísque. Se você gostaria de considerar o clareamento dental profissional e a remoção de manchas, visite nossa página aqui.

Bebidas açucaradas moderadas, incluindo suco de frutas

Tente não beber demais, pois novamente, o açúcar pode gerar ácido na boca, que pode corroer os dentes. Uma boa dica é tentar beber essas bebidas com um canudo se achar difícil reduzir o consumo.