Implantes Dentários: Como Funcionam E Para Quem São Indicados

Os implantes dentários são uma das opções mais avançadas e eficazes para a substituição de dentes perdidos. Essa solução odontológica revolucionária, oferece uma alternativa segura e duradoura para restaurar a função mastigatória e estética do sorriso. 

Neste artigo, exploraremos:

– o que são os implantes dentários;
– como eles funcionam; 
– e para quem são indicados.

Acompanhe e descubra como sorriso completo e confiante por meio desse procedimento!

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são estruturas de titânio ou materiais similares, inseridas cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila para substituir as raízes de dentes ausentes. 

Essas estruturas funcionam como uma base sólida para a fixação de coroas, pontes ou próteses dentárias, oferecendo uma solução permanente e estável.

Como funcionam os implantes dentários?

O processo de implantação dentária é realizado em algumas etapas, geralmente requerendo algumas visitas ao dentista. Veja como funciona o procedimento:

1. Avaliação e planejamento

O primeiro passo é uma avaliação completa do paciente, incluindo exames de imagem, para determinar a saúde bucal e a quantidade e qualidade do osso disponível para suportar o implante. 

Com base nos resultados, o dentista criará um plano de tratamento personalizado para atender às necessidades específicas do paciente. Por esse motivo, é fundamental contar com uma clínica especializada nesse procedimento, como é o caso da Allegra Odontologia

No consultório, você irá encontrar o que há de mais moderno para que o seu sorriso fique perfeito. Além disso, os exames necessários para realizar a cirurgia podem ser feitos diretamente na Allegra.

2. Colocação do implante

Na etapa cirúrgica, o implante de titânio é cuidadosamente colocado no osso da mandíbula ou maxila, com uma pequena incisão na gengiva. Depois disso, a estrutura é deixada para cicatrizar e se integrar ao osso em um processo chamado osseointegração, que pode levar algumas semanas.

3. Colocação da prótese

Uma vez que os implantes dentários tenham se integrado ao osso, o dentista fixará uma coroa, prótese ou ponte dentária sobre ele. Ela é projetada para se assemelhar aos dentes naturais do paciente em cor, forma e função, proporcionando um sorriso restaurado e harmonioso.

Para quem são indicados os implantes dentários?

Os implantes dentários são indicados para pessoas que perderam um ou mais dentes devido a diversos fatores, tais como cáries profunda, doença periodontal, trauma ou desgaste natural da dentição. Eles são uma excelente opção para pacientes adultos com boa saúde bucal e quantidade suficiente de osso para suportar o implante.

Os implantes dentários são ideais para:

– substituir dentes únicos, sem afetar os adjacentes, proporcionando uma solução estética e funcional;
– substituir múltiplos dentes, se a pessoa perdeu vários dentes próximos uns aos outros, os implantes dentários podem ser utilizados para suportar uma prótese protocolo fixa.

Quem não pode fazer implantes dentários?

Embora os implantes dentários sejam uma excelente opção para muitas pessoas que buscam substituir dentes perdidos, existem algumas condições e situações em que esse procedimento pode não ser recomendado. É essencial que o paciente seja avaliado por um dentista qualificado para determinar se é um candidato adequado para implantes dentários. 

Entre as pessoas podem não ser indicadas para esse tratamento, estão:

– aqueles que possuem baixa quantidade e qualidade de osso na mandíbula ou maxila; 
– pacientes com doenças sistêmicas não controladas, como diabetes e pressão alta;
– fumantes frequentes ou pesados;
– quem sofre com condições médicas específicas como certas doenças autoimunes e câncer em tratamento.

Por isso, é fundamental que o paciente forneça informações precisas sobre seu histórico médico e odontológico ao dentista, para que uma avaliação completa seja realizada. Caso o você não seja um candidato adequado para essa técnica, existem outras opções de tratamento, que podem ser consideradas para restaurar a função e estética do sorriso. 

Onde fazer implantes dentários em São Paulo?

Encontrar um local confiável para realizar implantes dentários é essencial para obter resultados seguros e satisfatórios. Uma das melhores opções para fazer implantes dentários em São Paulo é a Allegra Odontologia.

A clínica é referência na área odontológica, oferecendo uma equipe qualificada e experiente em implantodontia. Com uma abordagem personalizada, os profissionais realizam uma avaliação completa para determinar a viabilidade do procedimento para cada indivíduo. 

Além disso, dispomos de equipamentos modernos e tecnologia de ponta para garantir um tratamento eficaz e confortável. O paciente pode contar, ainda, com uma infraestrutura acolhedora e atendimento personalizado, priorizando o conforto e a segurança em todos os procedimentos.

Conheça mais sobre o serviço de implantes dentários da Allegra Odontologia agora mesmo!

TATUAPÉ

 Rua Padre Estevão Pernet, 175 Tatuapé – São Paulo / SP CEP: 03315-000
 Tel.: (11) 3562-8744

Dr. Rodolfo Segawa CROSP: 61148 CROSP-CL: 7041

ITAPEVI

 R. Américo Valentim Cristianini, 10 Centro – Itapevi/SP CEP: 06657-030
  Tel.: (11) 4142-8744
Dr. Fábio Segawa CROSP: 68988 CROSP-CL: 6859

Moema

Rua Joaquim de Almeida, 287 – Moema, São Paulo – SP
 Tel.: (11) 3562-8744
Tel.: (11) 96172-4207