Periodontia

A periodontia é a especialidade da odontologia que estuda, previne e trata as doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes, como a gengiva e o osso alveolar. Essas doenças são conhecidas como doenças periodontais e podem levar à perda dos dentes se não forem tratadas adequadamente.

A principal causa das doenças periodontais é a disbiose das bactérias da placa bacteriana, ou seja, o desequilíbrio entre bactérias benéficas e periodontopatógenas (bactérias maléficas que causam as doenças periodontais). Na disbiose estas últimas ficam em número aumentado e assim tem potencial para iniciar as doenças periodontais. A placa bacteriana é uma camada pegajosa e incolor de bactérias que se deposita nos dentes e gengivas. Quando a placa bacteriana não é removida adequadamente por meio da higiene bucal com escovação e uso do fio dental, por exemplo, ela pode levar à inflamação da gengiva, conhecida como gengivite.

A gengivite é uma das doenças periodontais mais comuns e pode ser tratada com uma limpeza profissional realizada pelo dentista e adequação da higiene bucal para o estado de saúde sob orientação profissional. No entanto, se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma forma mais grave de doença periodontal, conhecida como periodontite.

A periodontite é caracterizada pela destruição do osso e dos tecidos que suportam os dentes, podendo levar à mobilidade e à perda dos dentes. O tratamento da periodontite envolve a remoção da placa bacteriana e do tártaro que se depositam abaixo da linha da gengiva, por meio de uma limpeza profunda realizada pelo dentista. Em casos mais graves, podem ser necessárias cirurgias periodontais para reparar os danos causados pela periodontite.

Além do tratamento das doenças periodontais, a periodontia também se preocupa com a prevenção e a manutenção da saúde dos tecidos que suportam os dentes e implantes dentários. A orientação de uma boa higiene bucal e a realização de limpezas profissionais regulares são fundamentais para prevenir as doenças periodontais e manter a saúde bucal em dia.

Dra Elaine Fueta - Periodontista na Allegra Odontologia
Dra Elaine Fueta – Periodontista na Allegra Odontologia