Descubra os cuidados antes e depois de colocar um implante dentário?

Descubra os cuidados antes e depois de colocar um implante dentário?

Antes de pensar em passar por uma cirurgia é importante saber todos os cuidados com o implante dental. Embora seja uma etapa que exige cooperação é essencial para um bom resultado.

A cirurgia já é um processo que demanda tempo, custos e pequenos desconfortos iniciais. Então, prolongar esse período por negligência não é o melhor caminho.

Neste artigo, vamos explicar quais são os cuidados com o implante dental. Seja no pré ou pós-operatório, o paciente precisa conhecer os procedimentos necessários. Quer saber mais detalhes? Então, leia o artigo completo!

Cuidados com implante dental! Confira!

Os cuidados com implante dental contribuem para que o resultado da cirurgia saia com sucesso. Por isso, é importante que o paciente siga todas as orientações sem adaptar ao seu jeito. Por exemplo, se o dentista receitar um tipo de analgésico e não encontrar na farmácia, procure em outro lugar. Ao invés de levar um similar ou por recomendação do farmacêutico.

Isso porque alguns analgésicos possuem componentes que causam inflamações e aumento de sangramento. Com isso, atrai infecções e atrasa a recuperação. Porque nesse caso, o paciente começa a sentir dores persistentes.

Dessa forma, ele tem que voltar ao consultório e tratar a inflamação. Portanto, não se automedique! Não só esse cuidado, mas outros que envolvem o pré e pós-operatório também.

Pré-Operatório: cuidados com implante dental

O pré-operatório é a fase que antecede a cirurgia. Ele é composto por algumas etapas importantes. A primeira delas é a escolha de um bom especialista. Então, busque referências ou indicações. Aqui na Allegra Odontologia todos nossos profissionais são credenciados.

Além disso, temos nosso portal, blog e redes sociais. Ali, consta endereço, nome dos dentistas e qualquer pessoa pode consultar o histórico de cada um. Em seguida, confira os cuidados básicos que todo pré-operatório precisa ter.

Anamnese

Após a escolha do especialista, ele fará uma anamnese. Isto é, levantar uma breve entrevista para saber sobre sua saúde. Por exemplo, se tem alguma doença de base ou toma algum medicamento.

Análise Clínica

Aqui, o dentista fará uma análise sobre o histórico da saúde bucal. Por exemplo, se tem cáries, placas bacterianas, inflamação etc. Pois caso tenha, ele precisa tratar, antes de iniciar a cirurgia.

Radiografia

Nesta etapa, o especialista precisa fazer radiografia ou tomografia para definir o tipo de implante usar. Além de servir de mapa para posicionar os implantes corretamente. Inclusive analisar se há tecido ósseo ou se é preciso fazer enxerto. Além disso, eles solicitam inúmeros exames laboratoriais.

Preparo com medicação

Agora finalmente, chegou o momento do preparo da cirurgia. O paciente tem que tomar alguns medicamentos antes, tais como anti-inflamatórios e antibióticos para evitar infecções.

Pós-operatório: medidas que todo paciente deve seguir

No pós-operatório o paciente precisa seguir as orientações à risca. Então, nada de preguiça ou inventar algo diferente. Confira a seguir, os cuidados no pós-operatório!

Descansar com a cabeça mais alta

Para evitar edemas, sangramentos e infecções recomenda-se descansar nas primeiras 48 horas ou conforme a orientação do dentista.

Usar compressas geladas

O uso de compressas geladas serve para reduzir os inchaços.

Tomar todos os medicamentos

Os medicamentos precisam ser exatamente os que o especialista indicar.

Fazer a higiene bucal

Essa parte é muito delicada e o paciente precisa ter cuidado redobrado. Então, nas primeiras 72 horas não pode fazer escovações com força sobre o implante. Nem bochechos, pois quanto menos movimento, melhor.

Os cuidados com implante dental são importantes para uma cirurgia de sucesso. Logo, chegar no consultório ciente disso, facilita a relação entre profissional e paciente. Aproveite e agende sua consulta sem compromisso!

TATUAPÉ

 Rua Padre Estevão Pernet, 175 Tatuapé – São Paulo / SP CEP: 03315-000
 Tel.: (11) 3562-8744

Dr. Rodolfo Segawa CROSP: 61148 CROSP-CL: 7041

ITAPEVI

 R. Américo Valentim Cristianini, 10 Centro – Itapevi/SP CEP: 06657-030
  Tel.: (11) 4142-8744
Dr. Fábio Segawa CROSP: 68988 CROSP-CL: 6859

Moema

Rua Joaquim de Almeida, 287 – Moema, São Paulo – SP
 Tel.: (11) 3562-8744
Tel.: (11) 96172-4207