O tratamento de canal, também conhecido como endodontia, é um procedimento odontológico que provoca diversos questionamentos e até mesmo medos em muitas pessoas. No entanto, essa técnica pode ser essencial para salvar um dente, evitando a necessidade de extração.
Se você deseja entender mais sobre ele, acompanhe este artigo em que iremos falar sobre:
– como é o tratamento de canal;
– porque ele é necessário;
– o que acontece se você não fizer esse procedimento.
Como é o tratamento de canal?
O tratamento de canal geralmente é realizado em várias etapas, podendo variar dependendo da complexidade do caso. O primeiro estágio é a identificação da inflamação do dente ou dentes. Isso ocorre durante uma consulta com um dentista de confiança, como os profissionais da Allegra Odontologia, que avaliam o estado da sua saúde oral.
Tendo constatado o problema, que pode ser prevenido com higiene bucal adequada, é que o profissional costuma indicar esse procedimento. A técnica consiste na remoção da polpa dentária, uma estrutura que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.
Para isso, é utilizada anestesia local para que você não sinta dor durante o procedimento. A seguir, o especialista faz um pequeno orifício na superfície do dente para acessar o interior dele e remover a parte danificada ou infectada pela inflamação.
Depois disso, o dentista faz uma limpeza dos canais e aplica uma espécie de pasta que tem a função de selá-los e evitar que novas bactérias e microrganismos entrem. Por fim, o profissional realiza a restauração do dente, aplicando uma coroa dentária.
Ela ajuda a proteger essa estrutura e a devolver sua forma e aparência natural, bem como sua funcionalidade.
Por que é necessário fazer o tratamento de canal?
O tratamento de canal é necessário em situações em que a polpa do dente está comprometida. Algumas das razões mais comuns para a realização desse procedimento incluem:
– cáries profundas, que não são tratadas preventivamente;
– trauma dentário, quando o dente sofre danos à polpa por conta de uma fratura ou uma batida forte;
– dentes rachados, que podem fazer com que bactérias atinjam a polpa;
– restaurações repetidas.
O que acontece se eu não fizer o tratamento de canal?
Adiar ou evitar o tratamento de canal pode ter consequências sérias para o seu bem-estar geral, uma vez que a saúde bucal tem impactos em outras partes do corpo. A falta de um procedimento adequado para resolver o problema pode levar a complicações mais sérias.
Veja a seguir o que que pode acontecer se você não realizar o tratamento de canal quando necessário:
Dor intensa
A polpa do dente contém nervos e vasos sanguíneos, e quando ela está inflamada ou infectada, pode causar dor intensa. O desconforto pode manifestar como uma incômodo latejante, sensibilidade extrema ao calor e frio ou até mesmo uma sensação espontânea sem estímulo aparente.
Caso não seja tratado, ela pode se tornar debilitante, afetando negativamente a sua qualidade de vida.
Formação de abscesso
Caso o tratamento de canal não for feito a tempo, a infecção pode se espalhar pela raiz do dente, formando um abscesso dental. O abscesso é um acúmulo de pus na área infectada, e seus sintomas incluem dor intensa, inchaço na gengiva e presença de uma protuberância dolorosa na região.
Essa é uma condição séria que requer atenção imediata do dentista, pois pode levar à disseminação da infecção para outras partes do corpo.
Risco de perda do dente
Quando a polpa do dente está comprometida, ele está em risco de ser perdido se o tratamento de canal não for realizado. A inflamação pode enfraquecer as estruturas dentárias, incluindo a raiz, tornando-o mais suscetível a fraturas ou infecções graves que não podem ser tratadas.
Ficar sem um dente pode levar a complicações adicionais como dentes tortos, dificuldades na mastigação e insegurança estética. A boa notícia é que, caso seu caso chegue a esse ponto, existem soluções para resolver esses problemas a partir do uso de aparelhos dentários ou colocação de implantes dentários.
Conhecendo mais sobre o tratamento de canal, fica claro que ao surgirem os primeiros sintomas — sensibilidade a alimentos ou bebidas quentes ou gelados, dor que “pulsa” ou irradia para os outros dentes, dificuldade ao mastigar — é fundamental procurar atendimento odontológico. Com isso você garante os cuidados e a saúde bucal a longo prazo.
Na Allegra Odontologia você encontra atendimento rápido e atencioso, com dentistas especialistas em endodontia e outras especialidades odontológicas. Com o acompanhamento personalizado que você só encontra aqui, você irá garantir o sorriso dos sonhos com muita tranquilidade.
Conheça agora mais dos serviços da Allegra Odontologia e encontre todos os tratamentos em um só lugar!