Prótese dentária, quais são os principais tipos? Em outro artigo explicamos sobre os tipos de implantes dentários. Agora vamos explicar quais são os modelos de próteses existentes.
Muitos pacientes confundem o termo implante com a ação de colocar o dente apenas. Entretanto, ele se refere ao procedimento integrado com a prótese.
Neste artigo resolvemos compartilhar os tipos de próteses existentes para melhor compreensão. Quer saber mđģ zsais? Leia o artigo completo!
Prótese dentária: quais são os principais tipos?
Prótese dentária, quais são os principais tipos? Antes disso, saiba quais são as diferenças entre prótese e implante.
De forma bem resumida, a prótese substitui o dente natural. Enquanto o implante, cria uma nova raiz artificial. O objetivo da prótese dentária é preencher a perda dos dentes do paciente. Ele é para as pessoas que sentem desconforto por ausência de um ou mais dentes.
Total
Esse modelo atende as necessidades da maioria dos pacientes. Sendo assim, é muito comum nos consultórios. Ele é formado por resina acrílica. Contudo, existem algumas desvantagens, tais como:
- Desconforto na hora da mastigação;
- Desgaste da prótese com o tempo;
- Dificuldade de adaptação na boca do paciente.
Parcial
A prótese é para pacientes com alguns dentes naturais na sua arcada. Então, a partir de uma estrutura metálica, a prótese se apoia nesses dentes. Com isso, oferece segurança durante o processo de mastigação. Inclusive, protege e mantém os dentes originais. Porém, a desvantagem é que esteticamente não é bonita.
Prótese Parcial Removível
Esse modelo é resistente, confortável e bonito visualmente. Sendo assim, a sua leveza proporciona adaptação rápida à gengiva. Mas, não é ideal para pacientes com pouca disciplina na higiene bucal.
Prótese Overdenture
Ela é uma prótese total da qual coloca-se na parte superior ou inferior da mandíbula. Dessa forma, o modelo oferece total segurança na hora de consumir os alimentos.
Prótese protocolo
Esse modelo funciona muito bem com o implante de titânio. Com isso, contribui para ajudar pacientes que perderam quase todos os dentes da arcada dentária.
Coroa
Esse modelo é ideal para quem deseja repor apenas um dente. Pois, ele é bem natural esteticamente. Além disso, pode associar ao implante de titânio. Já a coroa pode ser tanto de porcelana quanto de resina.
Prótese sobre implante
Esse modelo é ideal para reposição de um ou mais dentes. Sendo assim, recebe fixação sobre o pino de titânio.
Ponte fixa
Esse modelo corresponde a uma prótese fixa. Contudo, diante de tantos outros tipos de prótese ela se tornou obsoleta no mercado. Isso porque os implantes dentários ganharam destaque, inovação e crescimento acelerado.
Por outro lado, essa opção custa mais barato e é muito eficiente para cobrir a perda de um ou poucos dentes. Porém, a única desvantagem é o processo de desgaste dos dentes naturais que servem de apoio à prótese.
Com tantas opções existentes, somente um especialista pode definir o que é melhor para o seu caso.
Prótese dentária, quais são os principais tipos? Essa pergunta inicial nos remete a tudo que trouxemos neste artigo. Por consequência, gerar mais compreensão sobre o processo. Afinal, quando você já entende as diferenças dos termos, tipos de próteses e implantes, torna a consulta mais assertiva e eficiente.
Agora que sabe sobre próteses dentárias, quais são os tipos e suas características, que tal agendar uma consulta? Entre em contato sem compromisso!